Páginas

domingo, 30 de março de 2014

Tokyo Fashion Festa São Paulo ~ Parte 1

Esse post será dividido em três partes! Uma para falar sobre o evento e as marcas, uma segunda para falar sobre o desfile e minha impressão sobre os modelos e o outro para falar sobre o dia! Espero que gostem~


A Fundação Japão em São Paulo, em parceria com a FASM realizaram no dia 27/03 a Tokyo Fashion Festa (TFF). Uma palestra com o empresário Nichi Kashihara, com um desfile de moda urbana contemporânea de Tóquio.

A palestra teve tradução simultânea com o Nichi Kashihara, e os looks são das marcas Motonari Ono, Neb aaran do, Yukihero Pro-Wrestling e Dress and Tights! Assim eu pesquisei algumas informações para passar pra vocês sobre as marcas!


Neb aaran do

Uma marca passa o conceito de uniformes colegiais com um toque urbano. A maior parte das roupas são largas num formato A-line, muito inspiradores para looks mori com toque urbano, pelo menos na minha opinião! Aqui vai o site para fuçarem também, vale muito a pena!
Aliais, o nome da marca é a pronuncia que os japoneses dão a "Nerverland"!


Dress and Tights

Como o próprio nome diz, a marca vende "Vestidos e Meias-calças", e só! Os looks são simples mas as estampas são simplesmente maravilhosas! Infelizmente não achei informações em inglês ou português da marca, mas aqui tem o site onde vocês podem dar uma olhada nas meias maravilhosas e ~lúdicas~ que a marca oferece! Como eu gostaria de ter algumas delas!







Yukihero Pro-Wrestling

Essa marca tem como inspiração a Luta Livre Mexicana, por tanto, imaginem só o que os japoneses podem fazer com algo tão inusitado! Não consegui encontrar o site oficial, mas tem o facebook com umas fotos bem interessantes que mostram um pouco sobre a identidade da marca.









Motonari Ono

Atualmente é um dos destaques da Tokyo Fashion Week. Achei o site da Ono, com informações em inglês e outras em japonês; pelo que deu pra entender, a marca foi criada em 2006. Acho que ela tem uma mistura de moderno com retrô bem interessante e mantem uma feminilidade suave e fluida.





A Palestra

A palestra lotou!

A palestra foi bem interessante. Nunca havia participado de uma com tradução simultânea, ainda mais em japonês! Gostei de ver realmente como ele falava e explicava as coisas com calma.


Kashihara falou um pouco sobre sua marca Madame-Killer: Embaixadora da Street Fashion Japonesa.

"Madame-Killer New York é a primeira boutique street fashion japonesa, aberta em 2003 no Lower East Side. Seu fundador, Nichi, também organiza o Japanese Street Fashion runway show & lecture ( JSF desfile e palestra) Tokyo Fashion Festa, além de fazer moda consultoria/compra entre Japão e outros países" (Tradução do Site Oficial Madame-Killer, por Cláudia Lara)

O nome Mademe-Killer veio de uma expressão japonesa em que eles tomam essas palavras como "um homem que seduz mulheres maduras"; como ele mesmo disse "Não que eu seja um Madame-Killer, mas é que o nome chamava a atenção e gerava curiosidade".

Ao começar a falar sobre os estilos, iniciando na década de 80, ele explicou a situação econômica do Japão e como as Office Ladys eram as compradores inicialmente, pois eram mulheres que trabalhavam e possuíam poder de compra; e a partir de uma mudança do quadro econômico as colegiais passaram a ser o grande público consumidor, indo até a moda atual.

Ele falou um pouco sobre Moda Gyaru: moda que vem da expressão americana gal a qual os japonesas tem essa pronuncia de gyaru. Explicou como ela surgiu e sitou seu simbolo, a Namie Amuro, assim como as revistas Kawaii e Egg. Falou sobre a evolução delas para as Yamamba Gyaru e também sobre as One-Gyaru.

Não irei me estender nas explicações pois pretendo fazer um post só sobre esse estilo para falar da mistura do Gyaru com o Mori Girl.

Foto por FASM - Nichi Kashihara e Akemi Matsuda

Logo após ele citou o filme Kamikaze Girls, de 2004, um filme que propagou a cultura lolita dentro e fora do Japão. Vi que ele ficou surpreso com o número de pessoas que afirmaram que já assistiram; a maior parte das pessoas que estavam lá eram aquelas que já estão nesse meio, que já tinha um conhecimento prévio. Acho que foi interessante ver esse número de peso.

E assim ele iniciou a parte sobre Moda Lolita da palestra, citou o Laforet Shopping e apresentou a Akemi Matsuda, ela é a nossa embaixadora kawaii, nomeada pela própria Aoki Misako que é a Embaixadora Kawaii japonesa, formada em enfermagem.

Akemi explicou para aqueles que não conhecem como funciona o estilo no Brasil, falou dos problemas com o calor e como as roupas poder chegar a custar até mesmo US$1.000; além disso também falou como funcionam os nossos meetings e sobre os poucos locais os quais os realizamos.

Para a minha surpresa ele citou Mori Girl! Ou Mori Gyaru, como ele colocou no slide. Explicou a base sobre o mori retratar uma garota da floresta e que atualmente é um estilo que esta em baixa no Japão, apesar de haverem pessoas que continuam a seguir o estilo com afinco.

Outros detalhes foram citados, como os Gyaru-o, os Oniikey, a Kyary Pamyu Pamyu; além de ter explicado um pouco mais sobre o sweet, classic, gothic, wa e punk lolita. Porém é muita informação para passar então decidi não colocar essas partes no post.

3 comentários:

  1. Já estou esperando pela segunda e terceira parte!!! *-*
    Adorei ter ido na palestra, fiquei super feliz que todas nós conseguimos entrar e ficar num ótimo lugar (acho que nem tinha lugar ruim lá no teatro da FASM, mas ok). O conteúdo da palestra foi muito bom, falou de uma forma básica sobre moda alternativa, o que eu gostei muito. Não tinha como não olhar pra você quando ele disse de Mori Girl, hahahaha ^^
    Amei as marcas que desfilaram, mas a minha favorita foi: Neb aaran do <3 amo roupas estilo colegial, então super amei a marca *o*
    Akemi estava linda também, a roupa que ela desfilou da Neb combinou com ela, que é pequena, ficou fofo.
    Esperando pelas fotos que tiramos hein, não me enrole mais!! sahushahusuha
    Parabéns pelo blog, tá a sua cara mesmo!!!
    Bjo~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio! Estou tratando o blog com todo o amor e carinho *-*

      Eu senti todas as meninas do nosso grupo me olhando, como se dissessem "Tinha que ter Mori, só pra te agradar" shuahsausuhasuh

      Excluir